MAC – Mercado Abastecedor da Região de Coimbra

Foi com a presença de cerca de duas dezenas de crianças, do Jardim de Infância de Ribeira de Frades, que o programa de educação alimentar “5 ao Dia” assinalou o Dia da Alimentação. A iniciativa teve lugar no Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC), no dia 16 de outubro, dando início ao plano anual da Associação “5 ao Dia” para 2023/2024.

Durante a manhã, as crianças do ensino pré-escolar, participaram com grande entusiasmo em diversas atividades lúdico-praticas, com o objetivo de incentivar os mais jovens ao consumo de produtos hortofrutícolas e a adotarem um estilo de vida saudável. Estas atividades foram realizadas com a colaboração da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da CoimbraMaisFuturo. 

A edição do “5 ao Dia” deste ano conta com a participação do projeto “A comer é que a gente se entende!”, coordenado pela CoimbraMaisFuturo. O projeto tem como principais objetivos a promoção, a valorização e a salvaguarda da Dieta Mediterrânica e da Alimentação Saudável e Sustentável, e o combate ao Desperdício Alimentar.  

O projeto, foca a sua ação na Região de Coimbra e faz parte do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), promovido pelo Ministério da Agricultura. Este é o resultado de um esforço colaborativo entre os sete Grupos de Ação Local com território na NUT III da Região de Coimbra: AD ELO, ADIBER, ADICES, CoimbraMaisFuturo, DUECEIRA, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó e respetiva Comunidade Intermunicipal. 

Na perspetiva de dar a conhecer produtores locais e incentivar ao consumo dos seus produtos, as sessões que decorrem no MAC, receberão produtores convidados pela CoimbraMaisFuturo. Esta primeira sessão contou com a participação do produtor de figo da Índia, da Quinta da Torre de Bera – Casa Agrícola. 

O programa “5 ao Dia” tem como objetivo promover o consumo diário de cinco porções de fruta e de hortícolas junto de crianças em idade escolar, esperando assim, fomentar a escolha de um estilo de vida saudável, podendo prevenir possíveis doenças crónicas, nomeadamente a obesidade. 

Mais informações e inscrições através do email 5aodia@maccoimbra.pt , ou através do telefone 911815033.

Mais Comunicações

O MAC apoiou a iniciativa “Caminhar pela Diabetes” O Mercado Abastecedor da Região de Coimbra apoiou, através da oferta de fruta, a

MAC apoiou iniciativa do IPC por ocasião do Dia do não fumador O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) dinamizou no passado dia

Administrador Executivo do MAC, Nelson Lopes, foi orador convidado na Conferência “30ª aniversário SIMAB” No âmbito da comemoração do 30º aniversário da

Quer saber mais sobre o mercado?

Fale connosco e fique a conhecer tudo aquilo que temos para oferecer. 

44 respostas

  1. Pingback: ubat gabapentin
  2. Pingback: ddavp chest pain
  3. Pingback: depakote 125mg
  4. Pingback: aspirin low dose
  5. Pingback: celexa for anxiety
  6. Pingback: remeron vs ambien
  7. Pingback: acarbose peak